

PÉGASUS: O SONHO DE CONSUMO DOS ANOS 80
Se você tem entre 30 e 40 anos, então deve ter boas memórias associadas ao nome “Pégasus”
O Pégasus foi o primeiro de uma série de três carrinhos de controle remoto lançado pela Estrela nos anos 1980 e foi o sonho de consumo de muitas crianças da época.
O Pégasus foi lançado em setembro de 1983 e impressionava pela tecnologia de controle remoto oferecida na época.
Existiam diversos pontos que fizeram o Pégasus superar de forma esmagadora seus concorrentes. Dentre estes pontos, podemos destacar:
- Design: O Pégasus era uma réplica fiel da BMW M1.
As rodas, grades, lanternas e demais itens estavam em proporção exata e com detalhes perfeitos, dando a ele uma aparência de réplica em escala, e não de um simples brinquedo.
Não há uma escala oficial, mas ela é de aproximadamente 1/15, visto que o Pégasus tem aproximadamente 40cm de comprimento.
- Controle de tração e direção proporcionais: Uma das características mais importantes do Pégasus. A resposta ao movimento de aceleração e direção é proporcional, ou seja, a intensidade da manobra aumenta à medida em que a alavanca é movimentada. Essa é uma característica rara até hoje nos carros de rádio controle, sendo encontrada apenas nos modelos mais caros.
- Luzes de direção: O Pégasus tem uma característica única quando faz curvas: ele liga a seta. Algo interessante e muito usado no marketing do brinquedo naquela época.
- Acabamento: A Estrela realmente criou um brinquedo especial quando desenvolveu o Pégasus. A pintura bem feita, os adesivos, o cuidado nos detalhes moldados na superfície, o pára-choque frontal em metal, o traseiro em borracha, a suspensão com molas independentes nas rodas dianteiras, e unificada nas traseiras, os pneus estriados e em borracha de qualidade, entre outros.
É possível utilizar um carro da Série Prata e outro da Série Ouro no mesmo ambiente, pois eles trabalham em frequências de rádio diferentes.
Para evitar problemas de fluxo de caixa como ocorreu com o Stratus, em que a Estrela foi obrigada a pagar uma verdadeira fortuna em royalties para comercializar o brinquedo, o projeto do Pegasus foi bancado em conjunto com a Shell, a Bosch e a Goodyear, que em troca ganharam espaço para suas marcas na cartela de adesivos que eram colados no carro, como forma de publicidade.



Lançado há 37 anos atrás, o Pégasus foi um marco em termos de tecnologia voltada para brinquedos, e possivelmente um marco também na iniciativa da indústria nacional em criar um produto muito avançado tecnologicamente e com uma qualidade de fabricação comparável à de carros de rádio controle semi-profissionais.
O Pégasus saiu de linha em junho de 1989.