
Ford Maverick: Criado para Brigar


Informações sobre o pegasus, fotos do pegasus, curiosidades sobre o pegasus
A ideia da Ford com o Maverick era preencher a lacuna entre o compacto Corcel e o enorme Galaxie com um modelo intermediário para concorrer com o Chevrolet Opala e com o Dodge Charger R/T.
O Maverick foi criado pela Ford dos Estados Unidos e obteve grande sucesso em seu país de origem. Foi fabricado no Brasil entre 1973 e 1979 em versões exclusivas com motores 4, 6 e 8 cilindros.
Apesar de não ter obtido o mesmo sucesso de vendas do americano, tornou-se lendário e hoje é cultuado por pessoas de várias idades.
O desenhista foi Tom Tjaarda, "pai" de outros ícones automotivos como Ferrari 365 California, De Tomaso Pantera e Aston Martin Lagonda Coupé.
O Maverick GT era o sonho da maioria dos adolescentes dos anos 1970. O modelo chegou inicialmente na carroceria cupê de duas portas com um motor V8 de 5.0 litros, que podia entregar 197 cavalos de potência e 39,5 kgfm de torque, combinado a um câmbio de quatro marchas.
Tal aparato conseguia empurrar os quase 1.400 kg do Maverick GT aos 100 km/h em cerca de 11 segundos e alcançar velocidade máxima de 180 km/h. O modelo era marcado ainda pelas rodas diferenciadas, dois detalhes simulando tomadas de ar no capô, faixas decorativas, faróis auxiliares posicionados na grade frontal, entre outros.
FICHA TÉCNICA



FOTOS



