
STRATUS
O CARRO QUE VOCÊ DIRIGE SEM POR AS MÃOS

O Stratus era uma réplica do Lancia Stratos, que foi um bem sucedido carro de rally durante a década de 1970 e o início da década de 1980.
O Lancia Stratus deu início a uma nova era no rally pois foi o primeiro carro projetado para este tipo da competição.

Possuía sistema de sete posições, com o controle remoto com dois botões e quatro funções.
A marcha a ré era automática (acionada quando o carro batia em algum obstáculo, sistema semelhante ao dos carros de bate-volta) dando ampla liberdade de navegação para o usuário.
O carro ainda contava com faróis escamoteáveis que acendiam e ronco de motor.

No catálogo da Estrela nº44 80/81 era lançado o Stratus na versão vermelha, com adesivos diferenciados na porta e parte superior.
A Versão Branca tinha o nº 5 e vinha na frequência de 27 MHz.
A Versão Vermelha tinha com o nº 8 e frequência de 40 MHz.

Embora o Stratus fosse superior em qualidade e em vendas aos seus concorrentes, seu projeto era demasiadamente caro para os padrões da Estrela, que teve que arcar com os royalties caríssimos para a Lancia, a montadora italiana que fabricava o carro real.
Os termos do pagamento do uso da licença não foram divulgados na época. Isso fez com que a Estrela não tivesse prejuízo com a venda do brinquedo, mas seus lucros poderiam ter sido maiores se não fosse o pagamento quase que predatório da licença de uso.

A versão vermelha, chamada de "Stratus de Competição", foi idealizada para que a Estrela pudesse prosseguir adiante com as vendas do Stratus, que era o único brinquedo de controle remoto da empresa.
Essa nova versão, tinha adesivos com patrocinadores, como as indústrias de autopeças Varga, Champion e Cibié, bem como a Distribuidora Petrobrás, que utilizou a marca de lubrificantes Lubrax para patrocinar o brinquedo.
O Stratus deslanchou nas vendas, e teve até uma sensível reduzida no preço final ao consumidor.

Também foi lançada a versão bate-volta do brinquedo, chamado de Turbo Rally, que vinha na cor preta e número 58.

em 1980, a Estrela lança a versão "Susi Stratus" da boneca Susi.
Essa versão da boneca faz uma menção ao Stratus como forma de divulgação.

O Stratus deixou de ser produzido em 1983, para ser substituído pelo Pégasus.